Blog Seagro

Vinhaça – Critérios e Procedimentos para Armazenamento

No mês de Março último foi divulgada decisão de diretoria da CETESB com o objetivo de dispor sobre os critérios e procedimentos para a aplicação da vinhaça – líquido resultante da fermentação do caldo da cana de açúcar ou melaço – gerada pela indústria sucroalcooleira no processamento de cana de açúcar no Estado de São Paulo.

Tais critérios visam prevenir a degradação em todas as suas formas e impedir impactos ambientais negativos.

Dentre tantos itens apresentados, cabe-se destacar a orientação para que os novos tanques de armazenamento de vinhaça sejam impermeabilizados com geomembrana impermeabilizante e os existentes executados em prazos fixados em regulamento específico.

Descreve ainda sobre a construção de poços de monitoramento para análise semestral do lençol freático local, mas, a seguir, dispensa-os se forem implantados drenos testemunha.

Esta decisão se estende aos canais mestres ou primários de uso permanente para distribuição de vinhaça durante o período da safra e, por fim, destaca a limpeza a ser promovida ao término de cada safra.

Antecipando-se a esta decisão, a Seagro Engenharia de Impermeabilização há 10 anos atua neste segmento, tendo participado no desenvolvimento de soluções amplamente aceitas não só pela CETESB como pelos órgãos de fiscalização nos demais estados da região sudeste do Brasil.

A Seagro é especialista no projeto e instalação de sistemas de impermeabilização projetados em geossintéticos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) – geomembranas, geotêxteis, geogrelhas, geocompostos. As geomembranas – produzidas no Brasil pela Nortène Plásticos – são mundialmente destacadas como a melhor solução para obras de proteção ambiental, pois combinam excelentes resistências químicas, mecânicas e ao intemperismo provenientes das propriedades do PEAD.

Atuando em diversas usinas e destilarias a partir de sua sede em Bauru – região central do Estado de São Paulo, a Seagro notabiliza-se por sua experiência e confiança conquistada junto aos seus clientes, como pode ser observado pelas obras importantes já realizadas e que estão apresentadas na seção Currículo deste site. Nosso Departamento Técnico está capacitado a apresentar soluções para suas necessidades.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *