Blog Seagro

O que acontece com o lixo

O lixo colocado em um aterro ficará lá por muito tempo. Dentro de um aterro, há pouco oxigênio e umidade. Sob essas condições, o lixo não se decompõe com muita rapidez. Na verdade, ao escavar antigos aterros e recolher amostras, encontraram-se jornais de 40 anos de idade ainda legíveis. Os aterros não são projetados para decompor lixo, mas simplesmente para enterrá-lo. Quando um aterro é fechado, o local, e principalmente o lençol freático, deve ser monitorado e preservado por até 30 anos.

O funcionamento de um aterro

Um aterro, como o de North Wake County, deve estar aberto e acessível todos os dias. Os clientes normalmente são órgãos do município e empresas de construção/demolição, apesar de moradores também poderem usar o aterro. Um esquema de um aterro com estruturas de suporte é mostrado na figura 4.

Perto da entrada do local há um centro de reciclagem onde os moradores deixam materiais recicláveis (latas de alumínio, garrafas de vidro, jornais, papel misturado, papelão enrrugado). Isso ajuda a reduzir a quantidade de lixo no aterro. Alguns desses materiais estão proibidos de entrar no aterro por lei, pois podem ser reciclados.


Ao lado do local, há estações de despejo para materiais indesejáveis ou proibidos legalmente. Uma estação de despejo para diferentes materiais é utilizada para pneus, óleo de motor, chumbo, baterias e drywall. Alguns desses materiais podem ser reciclados.


Aí está uma estação de despejo para diferentes materiais, em que moradores podem descartar resíduos domésticos perigosos

Há uma estação de despejo para resíduos domésticos perigosos como produtos químicos (tintas, pesticidas e outros) que são proibidos no aterro. Esses produtos químicos são descartados por empresas privadas. Algumas tintas podem ser recicladas e alguns produtos químicos orgânicos podem ser queimados em incineradores ou usinas.

Outras estruturas ao lado do aterro são as áreas que fornecem o solo para o aterro, o tanque coletor de escoamento, os tanques coletores de lixívia e a estação de metano.

Aterros são estruturas complexas que, quando projetados e administrados de maneira correta, têm uma importante função. No futuro, novas tecnologias chamadas de bioreagentes serão utilizadas para acelerar a decomposição do lixo nos aterros e produzir mais metano.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *