Blog Seagro

Geomembranas são commodities. O que pode diferenciá-las?

Geomembranas são produtos que hoje podem ser consideradas commodities. Pouco se pode diferenciar em qualidade analisando os diversos fabricantes, inclusive internacionais. O que vai diferenciá-las na sua qualidade final é a sua instalação.

DHá 20 anos instalando geomembranas e geossintéticos de PEAD, sentimo-nos com liberdade para apresentar este CHECK-LIST de orientação para os responsáveis pela contratação destes serviços.

Entendemos que são importantes que se verifique os seguintes itens:

1. Os técnicos instaladores são devidamente registrados na empresa contratada e possuem todos os EPI´s?

Acidentes são inesperados e se ocorrerem, a empresa contratante acaba sendo co-responsável. Sem contar que pode haver má intenção futura do profissional e este mover uma ação trabalhista contra o contratante.

2. Os técnicos instaladores são especializados?

A inexperiência de um técnico provoca falhas de instalação que surgem de imediato ou não. Um técnico não é formado antes de um ano de experiência e a GARANTIA dos serviços é da empresa instaladora e não do fabricante do PEAD.

3. CREA: consulte no Conselho Regional do Engenharia e Arquitetura e confirme o registro da Empresa e do Engenheiro Civil.

Exija a sua ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. Ela é mais um mecanismo de garantia dos serviços prestados pela empresa instaladora.

4. GARANTIA DOS SERVIÇOS: peça para a empresa enviar a cópia do Relatório de Serviço, de preferência o prestado mais recente e verifique se está assinado por um Engenheiro Civil.

Juridicamente a garantia dos serviços prestados é responsabilidade da empresa instaladora e NUNCA da fornecedora do material. A não ser que esta fornecedora assuma o compromisso da co-garantia da instalação em contrato perfeitamente registrado.

5. PCMSO, PPRA, PPP: peça cópia destes programas de prevenção de riscos e acidentes. Se receber as cópias, verifique se estão dentro da validade.

A legislação trabalhista não exige que o prestador de serviço promova programas internos de redução de riscos aos seus profissionais, mas a existência destes programas são uma clara demonstração da intenção em ser competente naquilo que executa.

6. NOTA FISCAL: somente efetue o pagamento após recebê-la.

A Nota Fiscal da empresa instaladora é o único mecanismo formal de garantia dos serviços prestados.

7. MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: confira se a empresa tem os equipamentos mínimos e específicos para a perfeita solda do termoplástico PEAD por termofusão.

Não há mágica! Uma solda técnica exige equipamentos específicos e técnicos experientes. Nenhum equipamento pode ser prescindido: soldadora, extrusora e um soprador são básicos e requerem manutenção preventiva e corretiva.

8. TESTES DE QUALIDADE: verifique se a empresa tem os instrumentos apropriados para a realização dos testes de verificação da qualidade dos serviços prestados.

Tensiômetro, agulha para a insuflação de ar, Spark-Test, cúpula de vácuo, etc. A Associação Brasileira de Geossintéticos, associada a IGS –International Geosynthetics Society, fornece um texto de Recomendação para o Projeto e a Instalação de Geomembranas Termoplásticas em Obras Geotécnicas e de Saneamento Ambiental.

9. RELATÓRIO DE SERVIÇO: certifique-se que irá recebê-lo ao final do serviço.

O “as built” da obra assinado pelo engenheiro responsável, com ART, será um excelente mecanismo de aprovação da obra perante os órgãos ambientais pertinentes.

10. TEMPO da EMPRESA na ATIVIDADE.

Tem alguma sugestão que você possa nos dar?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *