Blog Seagro

FAQ´s – Respostas a perguntas frequentes

PROPRIEDADES DO MATERIAL

Quais são as dimensões típicas das geomembranas?
As bobinas de geomembrana são oferecidas na largura de 5,90 m e comprimento variável de 50 a 100 m. As espessuras usuais de mercado são: 0,80 , 1,00 , 1,50 , 2,00 e 2,50 mm.

Qual é o coeficiente de permeabilidade das geomembranas?
As geomembranas possuem um coeficiente da ordem de 10-13 cm/s enquanto que uma argila compactada atinge valores de 10-7 cm/s.

Quais são as vantagens das geomembranas texturizadas?
Geomembranas texturizadas oferecem maiores tensões de atrito e são indicadas para obtenção de uma maior estabilidade em instalações onde há taludes com inclinação elevada. Suas bordas são lisas para permitir uma solda mais consistente.

Há algum adesivo, fita ou cola adequados para utilização com geomembranas de PEAD?
Não há nada que ofereça aderência ao PEAD ou mesmo entre películas de PEAD. Ele só adere a si mesmo por fusão.

Pode geomembranas de diferentes espessuras ser soldada entre si?
Sim. Geomembranas com espessuras diferentes em até 0,50 mm ou menos podem ser soldadas entre si. Para espessuras maiores, devem ser previstas soldas pelo processo de extrusão.

RESISTÊNCIA QUÍMICA

As geomembranas são resistentes a ataques químicos?
O termo resistência química para geomembranas é um relativo. Em uma forma mais restrita, compatibilidade química implica que um produto químico não tem efeito sobre a geomembrana. No entanto, na visão da da engenharia, compatibilidade química implica que uma geomembrana irá resistir a exposição a um produto quimicamente agressivo, ainda que haja algumas alterações que não venham a fazer com que haja uma falha na sua função de ser uma barreira em um sistemas de controle e desvio de fluxo (erroneamente chamado de impermeabilização ).Geomembranas possuem um alto grau de resistência a uma enorme gama de produtos químicos.

DURABILIDADE

Podem as geomembranas ficarem expostas a luz solar um bom período de tempo? Quanto tempo?
Sim. As geomembranas de PEAD são especialmente formuladas e fabricadas para suportarem a exposição a raios ultra-violetas.

Quais são limites de deformação das geomembranas de PEAD antes de sua ruptura?
Em um teste tensão axial, ASTM D 5617, a ruptura de uma geomembrana ocorre a 15% de alongamento.

A espessura da geomembrana provoca alterações nestes limites?
Normalmente, estas características independem da espessura do material.Ainda que geomembranas mais finas deformem com menor pressão, a última dimensão de alongamento na ruptura é próxima nas diversas avaliações.

A espessura do material influencia a sua tensão de resistência a punção?
Sim. Geomembranas espessas possuem maior resistência de tensão a punção do que as menos espessas.

Quais são as temperaturas suportadas pelas geomembranas de PEAD?
Geomembranas de PEAD são materiais termoplásticos, então suas características físicas estão relacionadas à temperatura. O material torna-se maleável a altas temperatura e enrijecido a baixas. Considera-se usual temperaturas de – 10º C a 65º C.

Porque uma geomembrana instalada possui dobras e ondulações?
Geomembranas de polietileno expandem e contraem-se com a variação de temperatura ambiente. Esta variação térmica fará com o PEAD tenha grandes variações dimensionais causando estas ondulações que nem sempre são estéticas.

Qual é a expectativa de vida de uma geomembrana de PEAD?
A sua expectativa de vida depende do ambiente que está instalado. Exposição a altas temperaturas, produtos químicos extremamente agressivos, e condições locais adversas causam uma redução em sua vida útil. Em condições normais de uso, espera-se que durem décadas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *