Blog Seagro

Detalhes executivos

A essência de uma boa instalação de geomembranas de PEAD está na qualidade dos arremates que completarão os serviços executados. Aqui estão apresentados alguns dos mais convencionais para sua referência. Consulte nosso Departamento Técnico para outras necessidades específicas de seu projeto.

1.Tubulação convencional de adução ou de saída de uma lagoa:
Tubulações emergentes nos taludes, tanto de entrada quanto de saída de efluentes nas lagoas, são revestidas com uma peça de arremate pré-fabricada em PEAD, convencionalmente chamadas de camisa, para uma perfeita vedação. Se a tubulação não for em PEAD, faz-se necessária a utilização de abraçadeira de aço inoxidável para a estanqueidade da interface geomembrana/tubo. Se o tubo for em PEAD, o arremate é feito por solda de extrusão:

2.Ancoragem da geomembrana no solo:
Para profundidade de até 5 m em uma lagoa de deposição de efluentes com taludes com inclinação em 45º, adota-se por padrão uma ancoragem de 40 x 40 cm a uma distância de 50 do topo do talude.

 

3.Sistema de drenagem de gases:
Em casos de lagoas executadas sob solos que possam gerar gases e/ou vapores por sua decomposição, faz-se necessária a instalação de um sistema de captação e transporte destes gases sob a geomembrana e sua dissipação para o meio-ambiente. Convencionalmente este serviço é executado com a utilização de geocompostos drenantes e exaustores Seagrovent.

4.Sistema de expia:
Se houver a necessidade de verificação de falhas na estanqueidade da geomembrana instalada, um sistema de expia pode ser feito com a instalação de uma vala de drenagem no fundo da lagoa, conforme modelo a seguir.

5.Sistema de drenagem de líquidos:
Extravasores ou caixas de fundo normalmente executadas em alvenaria ou concreto demandam maiores exigências nos arremates da geomembrana, que pode implicar em maiores riscos na estanqueidade obtida. Para uma maior qualidade, indicamos a Caixa de Fundo em PEAD.

6.Perfil TTT para arremates em estrutura em concreto:
Nos casos de revestimento de estruturas de concreto e alvenaria a fixação da geomembrana na estrutura deve ser feita com extrusão em perfis TTT de PEAD que são chumbados ao concreto.

<<voltar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *