Blog Seagro

Detalhes da execução de uma obra ilustrados

 

 Detalhes de execução de uma obra em fotos.

Como devem ser transportadas as bobinas de PEAD?

Elas devem ser transportadas em caminhões abertos e carrocerias com possibilidade de abertura lateral para retirada do material na obra.

Como devem ser descarregadas e armazenadas as bobinas?

O descarregamento na obra deve ser feito, de preferência, por empilhadeiras ou equipamento equivalente como caminhões “Munck”, tratores com pá, etc., que permitem o sei içamento e a movimentação segura. Quando não houver esta possibilidade, podem-se utilizar pranchas de madeira, encostadas no caminhão, funcionando como um plano inclinado e, através de cintas e/ou cordas, efetuar o rolamento das bobinas até o chão ou local de estocagem. Este local deverá ser um tablado de madeira ou um colchão de areia.

Como posso trabalhar com o material para preparar as bobinas para instalação?

Em pequenas obras, deve-se buscar locais amplos, sem detritos que possam ferir a geomembranas. Feito o corte para as dimensões locais, o transporte par o local deve prever as condições apresentadas no item anterior.

Como deve ser o preparo de base?

A superfície deverá estar nivelada, compactada e isenta de qualquer tipo de material contundente, depressões e mudanças abruptas de inclinação. Recomenda-se promover a limpeza da superfície imediatamente antes da colocação da geomembrana para evitar a deterioração produzida por chuva, vento, perda de umidade do solo e trânsito local. As fotos seguintes ajudam-nos a demonstrar um bom preparo de base que é FUNDAMENTAL para a QUALIDADE FINAL dos serviços de instalação de geomembranas

Preparo de base:

Todo o esforço tem que ser buscado pelo contratante para a obtenção do correto preparo de base. As superfícies tem que estar bem definidas, a compactação tem que ser condizente e coerente com a solicitação a que será submetida o local de armazenamento. A geomembrana instalada, obviamente, não tem qualquer responsabilidade com o suporte do efluente armazenado.

Preparo de base:

Superfícies bem definidas, boa compactação, boa limpeza final = QUALIDADE NO FINAL DOS SERVIÇOS!

Como deve ser esta compactação?

O ideal para a qualidade de nossos serviços seria encontrarmos condições obtidas se fosse utilizado o equipamento mostrado na figura ao lado, inclusive nos taludes. A qualidade da instalação está diretamente relacionada a qualidade deste preparo de base. Por isto, nossas equipes e engenheiros estarão sempre buscando a melhor preparação de nossos clientes.

Como devem ser preparadas as valas laterais?

Também devem ser abertas previamente, porém com um mínimo de defasagem para evitar a diminuição da sua seção por desbarrancamento dos lados, quer por chuva, vento ou trânsito local. Observe a sacaria depositada para impedir que vento desloque o material já instalado, aguardando continuidade dos serviços.

Quais são os cuidados adicionais durante a instalação?

Observe a sacaria depositada. Durante a instalação, serão necessários inúmeros sacos com terra ou areia depositados sobre a geomembrana para impedir que vento desloque o material já instalado, aguardando continuidade dos serviços.

Como as máquinas trabalham soldando os painéis de geomembranas?

As maquinas necessitam de energia elétrica 220 V monofásica, 13A e, no mínimo, 7 KVA, se for utilizado gerador.

Por que precisamos de ajudantes braçais locais durante a execução da obra?

Nossos instaladores precisam acompanhar com atenção o desenvolver das soldas realizadas pelas máquinas e algumas vezes deverão estar “pendurados” por cordas. Esta é uma função de um auxiliar local, bem como a deposição nos locais de solda das bobinas de geomembrana de PEAD.

Como as valas de ancoragem devem ser preenchidas?

Devem ser preenchidas com solo compactado em duas etapas: a primeira, para impedir o deslocamento das geomembranas instaladas pelo vento; a segunda e definitiva, após a carga das lagoas (quando for possível) pois esta já terá sofrido toda a acomodação prevista pelo sistema.

Quais devem ser os cuidados adicionais após a entrega dos serviços de instalação das geomembranas?

As áreas laterais das lagoas devem ter caimento no sentido contrário para impedir que água de chuva e outros detritos lançados pelo vento, sejam depositados sobre a geomembrana.É extremamente prudente que a área seja cercada para impedir a queda de animais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *